Pular para o conteúdo
Início » Blog | Dicas de Dentistas » Medo de Dentista | A Origem

Medo de Dentista | A Origem

Porque algumas crianças tem o chamado medo de dentista?

Você tem medo de dentista? “Se não se comportar vou levar você no hospital para tomar injeção!” Você já deve ter escutado isso, ou pior, você já falou isso a uma criança. Essa é uma das frases que muitas pessoas escutaram de seus pais na infância para tentar diminuir as bagunças ou peraltices de seus filhos, sobrinhos, afilhados ou outros. Aliás, escutamos isso até hoje, alguns pais tentam educar seus filhos de maneiras diferentes e se funcionam ou não, eu não sei, isso é um assunto para psicólogos ou pediatras. Mas o que atrapalha a vida do dentista é quando essa ameaça passa para o consultório do dentista. Já cansei de ouvir aqui na clínica frases do tipo:

“Doutora, eu falei para ele que se ele não se comportasse eu traria ele no dentista”

Ou seja, somos os monstros das criancinhas indefesas que merecem castigos não sei pelo quê, aliás, se alguém é monstro na história, não somos nós. A criança em seu primeiro atendimento deve saber que não há dor se não houver problema com os dentes. Quase sempre não tem. Porém, alguns pacientes passam aos seus filhos que ir ao dentistas é sinônimo de dor. O que está completamente errado. Hoje em dia, com a tecnologia temos alguns procedimentos de tratamento que são doloridos, a maioria não. E se chegar ao ponto da dor, é pura e simplesmente pelo fato do problema causador não ter sido resolvido no tempo certo ou causado por algum trauma momentâneo.

Eu tenho medo de dentista, meu filho também

Acontece que isso não pode ser passado as crianças, os traumas, o medo de dentista, são para a vida inteira, e começam na própria casa com os parentes, pais e afins. Os dentistas em geral tem várias formas lúdicas de mostrar a criança que o tratamento preventivo ou emergencial podem se tornar agradáveis e fáceis de se resolver. Prender uma criança na cadeira, em casos emergenciais, não é uma experiência das melhores, e pode causar aquele trauma que já falamos, que vai se arrastar pela vida inteira. A minha sugestão como dentista que já possui experiência em casos com crianças, é que os pais devem tornar a visita ao dentista como algo normal, como se fosse fazer uma limpeza nos dentes, limpar as sujeiras e ensinar a escovar os dentes.

Dentista Preparados

Geralmente os dentistas possuem seus kits de presentinhos para crianças. Tenho pacientes mirins que pedem para ir ao consultório com a sua mãe sem medo algum. Porém, a primeira conversa para que tenhamos sucesso no atendimento das crianças é com os próprios pais. Se o exemplo de casa é que somos monstros, seremos monstros para o pequenos pacientes e “cá para nós” se a criança não escova os dentes e come muito doce, o monstro que vai estar na boca dela é culpa dos responsáveis, não nossa.

Veja o vídeo abaixo que mostra como é nascer nesse ambiente odontológico e “aparentemente” não ter medo da sua dentista. Sua mãe no caso. Não é um exemplo, mas é legal ver a reação da Yasmin, filha da Doutora Monique G. de Almeida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Fale conosco via Whatsapp, tire suas dúvidas sobre o tratamento diretamente com nossos dentistas.

× Como posso te ajudar?