Início » Periodontia | Tratamento de Periodontite

Periodontia | Tratamento de Periodontite

Periodontia é o tratamento odontológico que visa a eliminação de inflamações na gengiva, causadas por bactérias, muito comum em alguns pacientes com stress, fumantes e que não realizam uma boa higiene bucal, entre outros. É necessário que o paciente passe por um processo de raspagem para que os dentes não fiquem comprometidos. Quanto mais cedo tratar, maior a chance de manter os dentes. Como já frisamos é essencial que o paciente tenha em mente que manter os seus dentes é sempre a melhor opção. O caso da periodontia é muito ligado a falta de orientação na parte higiênica do processo de limpeza dos dentes. Temos o dever de ajudar nossos pacientes e manter uma bom fluxo de informação para que ele não volte com o mesmo problema no consultório.

Previna-se da Periodontite

A periodontia é a ciência que estuda previne  e trata as doenças do periodonto ( sistema de suporte do dente). O periodonto é composto pelo periodonto de proteção ( gengiva) e periodonto de sustentação  que é composto  de ligamento periodontal (liga o dente ao osso), Cemento e osso alveolar. Quando ocorre uma inflamação do periodonto, ocorre então a gengivite e/ou periodontite.

O que é gengivite?

Gengivite é uma inflamação da gengiva sem afetar os tecidos de suporte do dente ( osso e ligamento). Ocorrendo vermelhidão nas gengivas, sangramento e muitas vezes aumento de volume do tecido gengival ( edema), mal hálito.

Quais as causas?

É causada pela placa bacteriana que fica depositada sobre os dentes após a alimentação, em que não há uma higiene adequada para sua remoção, eas bactérias presentes na placa provocam uma inflamação no tecido gengival, causando assim a gengivite.

O que é periodontite?

A periodontite é a inflamação dos tecidos de suporte do dente, ocorrendo perda óssea, que pode levar a perda dos dentes no decorrer do tempo.

Como posso identificar se tenho gengivite?

Pode-se identificar pelo sangramento com facilidade, e vermelhidão nas gengivas

Como identifico se tenho periodontite?

A periodontite inicial é detectada no consultório através de um exame de diagnóstico e/ou através de radiografias, já uma doença periodontal mais avançada é identificada pela mobilidade nos dentes.

O que é periodontite?

Como posso identificar se tenho gengivite?

Pode-se identificar pelo sangramento com facilidade, e vermelhidão nas gengivas

Como identifico se tenho periodontite?

Quais as causas da Periodontite?

Cirurgia Periodontal

A periodontite é causada pela placa bacteriana, sendo uma evolução da gengivite não tratada. A persistência da inflamação por causa do acúmulo de placa e tártaro (placa mineralizada), leva a destruição do osso e ligamentos, com a formação das chamadas bolsas peridontais ( em que a gengiva está apenas encostada à raiz do dente e em boa parte não tem mais osso, o que favorece o acúmulo de placa dentro da bolsa e como conseqência o avanço da doença). A peiodontite então, é uma das causas da perda dos dentes, e também causa mal hálito, sangramento, mobilidade dos dentes.

Como tratar a gengivite e a periodontite?

A gengivite é mais fácil de se tratar pois não houve a perda óssea, portanto com uma boa higiene bucal, escovando e passando o fio dental corretamente, e fazendo limpeza e raspagens de tártaro, para que a gengiva volte ao estado sadio. A periodontite é uma doença mais difícil de ser controlada, principalmente em estágios mais avançados. O que o paciente deve fazer é nunca descuidar da higiene e fazer limpeza e raspagens de tártaro regularmente, em alguns caso de 4 em 4 meses, pois assim mantém-se o nível ósseo, evitando que a doença evolua levando a perda dos dentes.

Periodontite